Tornou-se popular, atualmente, uma novidade em empresas e escritórios de advocacia, a Controladoria Jurídica, mas poucos realmente sabem sua função e sua importância.
Então, o que é uma Controladoria Jurídica?
É um setor estratégico, responsável, principalmente, por garantir a eficiência dos procedimentos internos e externos, além da conformidade legal das atividades desenvolvidas.
Seu principal objetivo é a gestão eficaz dos riscos jurídicos, buscando, através de uma atuação técnica e estratégica, identificar e prevenir problemas.
E é responsável pelo que?
Sua abrangência engloba a gestão integral das informações jurídicas, desde a revisão de contratos até o acompanhamento de processos judiciais e administrativos, passando pela elaboração de pareceres e relatórios e, também, pelo controle de prazos processuais e contratuais.
Para isso, a equipe responsável pela Controladoria Jurídica deve ser altamente qualificada e possuir conhecimento técnico, além de estar atualizada com as mudanças legislativas e jurisprudenciais.
Além disso, administra todos os sistemas internos e externos, inteligências artificiais, softwares especializados e plataformas integradas utilizadas pela empresa ou escritório de advocacia. Dessa forma, a equipe deverá possuir a expertise no manejo de informações nos sistemas dos tribunais de todo o território nacional, além das diferentes tecnologias presentes no cotidiano do mercado atual, destacando-se, à vista disso, das demais equipes, eis que reúne o controle dos diversos sistemas e tecnologias.
Conseguinte, o setor fará a identificação, análise e avaliação dos riscos que podem afetar o escritório ou seus clientes, bem como, a definição de medidas preventivas e corretivas para mitigar esses riscos. Com isso, a Controladoria Jurídica contribuirá para a tomada de decisões estratégicas, evitando problemas variados, em especial demandas judiciais, e reduzindo a exposição a riscos.
Além disso, a Controladoria Jurídica também tem um papel importante na gestão da reputação da empresa ou escritório, auxiliando na elaboração de políticas e procedimentos internos e outras atividades que afetem a imagem da organização. Assim, garante a conformidade legal de suas atividades, bem como a transparência e a ética em seus negócios.
Ademais, a Controladoria Jurídica também pode contribuir para a redução de custos, uma vez que realiza a gestão de riscos jurídicos, identificando e prevenindo questões presentes e latentes, permitindo, ainda, a negociação de contratos mais vantajosos e a elaboração de políticas internas que possam reduzir o risco de litígios.
Conclui-se, dessa forma, que a Controladoria Jurídica é um setor fundamental para a condução estratégica de uma empresa ou escritório de advocacia.
Com uma equipe qualificada e atualizada, a Controladoria Jurídica irá contribuir para a redução dos riscos jurídicos, incrementar a reputação e os procedimentos e a redução de custos, além de garantir a conformidade legal das atividades desenvolvidas.
E você? Já investiu em sua Controladoria Jurídica?